O maior motivo para um astronauta usar aqueles trajes fechados e capacete não é somente a falta de ar para respirar. Um tanque de ar com respirador do tipo dos mergulhadores já resolveria o fornecimento de oxigênio. O problema maior é a ausência de pressão atmosférica. O nosso corpo tem uma pressão naturalmente igual à da atmosfera na superfície da Terra ao nível do mar: dizemos que estamos a uma atmosfera (1atm). Nosso corpo pode se adaptar facilmente a variações pequenas e graduais.
Quanto maior a altitude menor é a pressão atmosférica. Se você viaja para uma região montanhosa (uns 3.000 metros de altura, por exemplo) a pressão cai para uns 0,7atm. Se formos rápido (de automóvel, por exemplo) seu corpo acostuma-se a custas de um enjoo, alguma dor de ouvido e talvez uma dor de cabeça nos mais sensíveis. Num avião, que pode atingir uns 10km de altura, a coisa já é mais séria. A pressão nesta altitude fica abaixo de 0,3 atm. Por isso as cabines dos jatos são pressurizadas. Para um ser humano exposto a esta baixa pressão, perder os sentidos é praticamente inevitável. Durante um teste de um traje espacial em uma câmara, um homem foi exposto por 25 segundos a uma pressão equivalente a encontrada em uma altitude de 36km. Isto é muito perto do vácuo espacial. O resultado foi um desmaio imediato, mas sem mais consequências posteriores.
Respondendo a pergunta: não, você não explodiria como um balão, seus ossos e músculos são resistentes o suficiente para impedir isso. Mas a exposição no espaço definitivamente iria matá-lo, não de imediato.
0 comentários:
Postar um comentário