Segundo estudo, Heavy Metal pode nos deixar mais calmos

Metaleiros, uni-vos! E por uma boa causa: segundo um estudo conduzido pela Universidade de Queensland, na Austrália, ouvir heavy metal pode acalmar seus ânimos.


Contrário ao conceito popular de que o estilo musical é sinônimo de agressividade e violência, o grupo que conduziu a pesquisa suporta a teoria de que músicas extremas se equiparam ao sentimento de raiva e ajudam a processá-lo. Esse resultado foi obtido através de testes feitos com 39 fãs de gêneros tidos como extremos. Segundo o estudo, esse tipo de som estimula sentimentos positivos e regula a tristeza – isso porque os fãs do estilo mais pesado gostam de ouvir músicas que estejam relacionadas com a raiva que sentem.

As pessoas testadas passaram por uma sessão de "indução à raiva" que durou 16 minutos, falando sobre tópicos que podiam trazer o sentimento à tona, como relacionamentos, dinheiro ou trabalho. Depois, passaram 10 minutos ouvindo as músicas que gostavam e permaneceram 10 minutos em silêncio. Os pesquisadores descobriram que a música pesada reduziu os níveis de irritabilidade, hostilidade e estresse dessas pessoas, além de mudar o nível de inspiração dessas pessoas.

O estilo musical, segundo os pesquisadores, ajudou os participantes a explorar toda a gama de emoções que sentiam, enquanto os deixava mais ativos e inspirados. No entanto, por ter sido conduzido em um ambiente controlado, seria necessário fazer os mesmos testes em um ambiente onde as reações aconteçam de forma mais natural para garantir a completa efetividade.

De qualquer forma, o resultado de que o heavy metal, ao contrário do que muita gente acredita, não te deixa mais nervoso permanece válido. 

Felizes, sim ou claro?