Diariamente usamos diversos gestos com diferentes sinais, como o infame dedo médio ou o soquinho, sem nunca termos parado para pensar na origem dos mesmos. Pensando nisso, Scott Ganz, do site Mental_Floss, reuniu uma interessante lista de gestos, explicando como eles se tornaram populares e nós selecionamos cinco para você conferir. Confira:
1 - O Infame
Mostrar o dedo médio em sinal de desagrado é um costume da época da Roma Antiga, quando os romanos usavam o digitus impudicus (algo como dedo indecente) para espantar o mau olhado. Para os antigos romanos, o dedo médio estendido trazia semelhança com o membro sexual masculino e, era exibido toda vez que alguém sentia que estava sendo encarado maliciosamente. Isso porque os romanos acreditavam que podiam se proteger de maldições e pragas mostrando seu "pênis manual".
2 - O Soquinho
Surgiu com os boxeadores dos anos 70, que batiam com as luvas para se cumprimentar antes do início das lutas. Depois de um tempo, os jogadores de basquete adotaram o costume e substituíram o aperto de mãos pelo soquinho, para preservar o carbonato de magnésio nas palmas, usado para melhorar a aderência com a bola. Não demorou até que os fãs de basquete começassem a usar o mesmo cumprimento, e a saudação acabou ficando famosa no mundo inteiro.
3 - O "V"
Em muitos países, mostrar os dedos formando um "V" simboliza a vitória e a paz, costume que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, graças a Victor de Laveleye, um político Belga, que fugiu de seu país para a Inglaterra para escapar da ocupação nazista. Laveleye trabalhou para a BBC, e começou a sugerir que os ouvintes dos territórios ocupados usassem a letra “V” como sinal de resistência, já que significava vitória e liberdade. Laveleye acreditava que o gesto poderia desmoralizar os soldados alemães. O gesto popularizou-se nos países aliados, e se tornou um sinal de encorajamento e paz.
4. Sinal de positivo
Acredita-se que este gesto nasceu na época dos combates entre gladiadores na Roma Antiga, quando a plateia escolhia com o sinal de positivo se o combatente poderia viver. Mas isto não é verdade. Não se sabe ao certo se essa é a história original, e existem outras teorias. Na Inglaterra era comum o uso dos polegares para se fazer negócios: as duas pessoas envolvidas molhavam o dedo, levantavam a mão e apertavam um polegar contra o outro. É possível que esta seja também a origem deste gesto, usado como uma ideia de aprovação.
5 - Continência
A famosa saudação militar surgiu a partir do simples gesto de tirar o chapéu como demonstração de respeito. De acordo com Scott, sua origem remonta da conduta seguida pelos militares britânicos do século 18, que deveriam remover seus chapéus na presença de superiores. Entretanto, com a passagem do tempo os uniformes britânicos foram se tornando menos práticos — especialmente se considerarmos aqueles chapéus de pelo de urso da “Coldstream Guards” —, e o ato de remover o acessório da cabeça foi sendo substituído pelo simples toque — e daí ele acabou evoluindo para a continência que conhecemos hoje em dia.
BÔNUS: Cruzar os Dedos
Antigamente, cruzar os dedos para desejar boa sorte precisava de duas pessoas: uma para fazer o pedido, e outra para apoiar o pedido. Os dois dedos cruzados simbolizavam unidade e força, e era utilizado também para espantar bruxas. Além desse significado, cruzar os dedos também é usado para anular uma promessa ou algo que você diz. Neste caso, os dedos cruzados deixam um espaço que a pessoa pretende usar como forma de explorar a falsa promessa.