9 Efeitos do café no seu organismo

Há um muito tempo o café deixou de ser uma mera bebida e passou a ser o "amigo de todos os dias" de muita gente. Está com sono? Café. Estressado? Café. De ressaca? Café. Alguns dos efeitos dele sobre o nosso organismo são devidamente comprovados, mas outros  a ciência traz e leva de volta como se estivesse de brincadeira conosco. Mas, isso não se pode negar, o café é poderoso. Pega lá um para você e dá uma olhada nessa lista, com algumas verdades quanto a do que ele é capaz:

1. Café te ajuda a ver o lado bom da vida
Se você não tem visto o lado positivo das coisas ultimamente, a ciência ajuda: tome algumas xícaras de café. Isso pode te ajudar a ser um pouco mais otimista. Ou dar mais atenção às palavras mais positivas do que negativas. Isso porque a cafeína aumenta a transmissão de dopamina. Esta substância estimula o lado esquerdo do cérebro, que controla a linguagem. E isso te deixa mais ágil e rápido na hora de distinguir palavras. Principalmente as boas, já que temos uma tendência natural a reconhecer primeiro as expressões com significados positivos.

2. Diminui os riscos de doenças cardíacas

Se você toma café demais, seu coração dispara. Notou? Mas isso não quer dizer que a cafeína seja, necessariamente, ruim para ele. Aliás, se você não está acostumado a beber café, quer sim. Estudos dizem que quem bebe apenas uma xícara por dia ou menos do que isso tem quatro vezes mais chances de ter um enfarto. Condiz com o resultado de uma outra pesquisa que aponta um risco 18% menor de problemas cardíacos em quem toma quatro ou mais xícaras de café por dia.

3. Pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2

Segundo uma pesquisa, tomar café com frequência pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2, um dos fatores de risco para doenças cardíacas. A bebida melhora a sensibilidade do corpo à insulina, hormônio que regula o nível de açúcar no sangue, e estimula o trabalho de células que armazenam e liberam este hormônio.

4. Café faz você ter alucinações

Participantes de uma pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, começaram a ouvir vozes depois de tomar sete copinhos de café em um só dia. Os cientistas supõem que as alucinações sejam causadas pelo aumento nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que o excesso de cafeína provoca. A gente nunca testou, mas não deve ser muito legal.

5. Faz os seios diminuírem
A cafeína mexe com os níveis de estrogênio da mulher, o que pode fazer com que os seios diminuam. Três xícaras de café por dia já são o suficiente para o efeito ser notado. E essa nem é a parte mais estranha da história. Nos homens, o efeito é oposto: agindo com a testosterona, o consumo frequente de cafeína pode aumentar a região mamária masculina.

6. Café favorece a performance feminina, e prejudica a masculina
Um estudo analisou a performance de homens e mulheres em atividades como testes de memória após dar a eles café normal ou descafeinado. Conclusão: munidas de cafeína na corrente sanguínea, as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo. Mas os homens não. Neles, o café diminui a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade.

7. Café facilita a sua vida na academia
Tomar um copinho antes de se jogar na malhação, além de dar uma energia extra, diminui a dor causada pelos exercícios e facilita a sua busca pelo "corpo perfeito". E não importa se você tem o hábito de beber café ou não. A cafeína age diretamente sobre partes do cérebro e da medula espinhal envolvidas no processamento da dor, seja você um coffee junkie ou não.

8. Café previne o mau hálito
Uma pesquisa israelense, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Agora eles estão querendo isolar esses componentes e produzir chicletes, pirulitos e outras coisas para prevenir a halitose.

9. Café não deixa você mais alerta
Cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, dizem que, se a gente faz do cafezinho um hábito, logo desenvolvemos tolerância ao efeito estimulante da cafeína. “Mas eu tomo café e me sinto diferente. E aí?”. Bem, o fluxo de energia que você sente é apenas reflexo dos sintomas da abstinência de cafeína indo embora.

*    *    *

E então, leitor, já tomou seu café de hoje?

0 comentários:

Postar um comentário