O que era a sociedade de castas indianas? Elas ainda existem?

   O sistema de castas foi extinto por lei, no fim da década de 1940, depois que a Índia tornou-se independente.  Após pressões internacionais e manifestações, o governo indiano declarou ilegal a sociedade de castas e proibiu o termo ‘’ Intocável’’. Além disso, para tentar integra-los a sociedade, passou a reservar cotas para os Dalits nas universidades e nos cargos políticos.
   No entanto esse antigo costume da sociedade indiana, continua afetando a vida de muitas pessoas. Cerca de 16% da população é composta por Dalits, que sofrem preconceito de membros de castas superiores, que mesma extintas, influencia na coletividade do País.

   
   As castas eram um sistema de rígido e partia do pressuposto de que as pessoas não 
eram socialmente iguais pois, desde o nascimento eram designadas com capacidades, obrigações e direitos específicos, que não podiam ser alterados durante toda a sua vida presente.
   De acordo com o hinduísmo, mesmo que o indivíduo levasse uma vida virtuosa, ele apenas seria conduzido a salvação após inúmeras reencarnações. Com isso as pessoas de camadas inferiores eram obrigadas a aceitar sua condição, que só poderia ser alterada em vidas futuras.
   Essa forma de organização, baseada na linhagem familiar e nas condições econômicas de cada família, dividiu a sociedade em quatro principais castas.

Brâmanes
Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido na boca do Deus Brahma
A casta do alto da pirâmide social indiana, era formada por sacerdotes, magos, religiosos e filósofos- encarregadas de realizar os sacrifícios e rituais sagrados. Os brâmanes representavam autoridade espiritual e intelectual.

Xátrias
Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido do braço direito do Deus Brahma
A segunda casta de maior prestígio era a dos guerreiros, que reunia pessoas com atribuições judiciárias, policiais e militares. A casta incluía ainda reis, nobres, autoridades civis, senhores feudais e responsáveis pelo poder político e militar.

Vaixás
Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido das coxas do Deus Brahma
Respondida pelo conjunto de atividades econômicas, incluindo funções agrícolas, artesanais, comercias e financeiras. Entre eles estavam os artesões, criadores de gado, camponeses  e mercadores.

Sudras
Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido dos pés do Deus Brahma
A casta inferior era formada por servos, trabalhadores braçais e empregados domésticos. Seus integrantes eram encarregados de realizar todas as atividades necessárias para garantir a sobrevivência material da comunidade.

Abaixo das castas e fora dessa pirâmide social

Párias
Segundo a mitologia hinduísta, não teriam nascido do Deus Brahma
Abaixo das castas, os párias ou ‘’ Intocáveis’’ faziam trabalhos tidos como indignos. Entre esses ‘’ sem castas’’ estavam limpadores de fossas sanitárias, coveiros e carniceiros. 

FONTE:
Sociologia na rede / Sistemas de castas
Componente curricular ensino médio/ Novo olhar história 

0 comentários:

Postar um comentário