Se o ouro é amarelo, como é feito o ouro branco?

Uma das características mais marcantes do ouro é a sua coloração amarela. No entanto, se esse elemento ocorre na natureza com essa tonalidade, então, como é que as joias de ouro branco são produzidas? E se esse material também é ouro, por que é que ele passa a ter um matiz prateado?

Coroa Dinamarquesa
Em sua forma mais pura, esse elemento é conhecido como ouro 24 quilates — que é maleável demais para ser utilizado na fabricação de joias. Por esse motivo, para produzir anéis, correntes e outras peças, é necessário criar uma liga metálica com outros materiais para torná-lo mais resistente. Assim, considerando que o ouro 24 quilates é o mais puro, quando falamos em uma joia de 18 quilates, por exemplo, nos referimos a uma peça que consiste em 18 partes de ouro e seis partes de outro material

Para fabricar joias de ouro branco, os ourives normalmente empregam metais como o manganês, a prata e o paládio. O níquel começou a cair em desuso por ser um material que pode provocar reações alérgicas. Entretanto, apesar de as peças produzidas com esses materiais terem coloração puxada para o prata, seu brilho não é tão vibrante assim, e elas ainda trazem um leve tom amarelado. Assim, para conseguir as joias vistosas que conhecemos, os ourives banham as peças com uma camada de ródio, um elemento do mesmo grupo da platina que, além de possuir um belo brilho prateado, é extremamente durável.

0 comentários:

Postar um comentário