"É importante tomar café da manhã, almoçar e jantar em horários regulares". "Pular refeições faz mal à saúde". Mas segundo diversos especialistas, devíamos estar fazendo jejum ou comendo mais vezes ao dia. Então por que dizem que devemos fazer três refeições ao dia?
A resposta é simples: é tudo culpa dos europeus.
O hábito de se alimentar três vezes ao dia surgiu na Europa Medieval. Os agricultores acordavam cedo, tomavam mingau frio e iam cultivar os campos. Quando o sol estava no zênite, era hora de descansar, comer algo mais substancial para recuperar as forças e voltar ao trabalho. Ao voltarem para casa, tinham mais uma refeição como a da manhã e então era hora de dormirem para começar tudo novamente na manhã seguinte.
Ao colonizarem a América, os europeus trouxeram consigo seus hábitos alimentares. Ao terem contato com os povos nativos, perceberam que a frequência com que estes se alimentavam variava conforme as estações. Os "descobridores" identificaram isso como uma evidência de que os nativos não eram civilizados, pois uma pessoa deveria ter horários para comer ou não seria muito diferente de um animal. Os europeus achavam os hábitos de alimentação dos indígenas tão intrigantes que os assistiam comendo como uma forma de entretenimento.
Mas, e aí? Três refeições diárias, jejum ou comer mais?
Bem, é você quem deve descobrir. O metabolismo de cada pessoa funciona de uma forma diferente. Alguns se sentem melhor comendo três vezes ao dia, outros gostam de comer pequenas porções diversas vezes, e ainda há quem prefira pular refeições. As convenções sociais dos horários para cada refeição nos foram impostas, mas ninguém pensou em parar de lutar contra o nosso organismo, que apenas que nos manter saudáveis.
0 comentários:
Postar um comentário