Explicação para 5 comportamentos humanos

Nós, seres humanos, possuímos uma série de reações e comportamentos, mas raramente paramos para pensar como esses comportamentos surgem. Enquanto algumas atitudes são culturais, outras possuem uma origem biológica. Confira:

1. Por que abraçamos?
Os humanos não são os únicos seres vivos que se abraçam, mas o nosso ato de colocar os braços sobre outros e aproximar o corpo tem uma explicação científica. Quando duas pessoas estão próximas, o cérebro liberta oxitocina, o "hormônio do amor", que não se refere exclusivamente ao “amor romântico” mas também ao que existem entre pais e filhos e amigos.


2. Por que rimos?

Uma boa gargalhada faz com que a gente se sinta melhor e isso tem uma explicação. O riso é uma forma de comunicar a o outras pessoas que confiamos nela. Por isso também o riso é contagioso e sentimos menos vontade ou propensão de rir quando estamos sozinhos.


3. Por que nos sentimos cansados à noite?
Quando chega a escuridão da noite, o corpo liberta o hormônio melatonina, que nos ajuda a conciliar e manter o sono. Uma vez que aparece a luz da manhã, a quantidade de melatonina diminui.


4. Por que agredimos os outros?
O culpado é o nosso cérebro. A urgência por atacar ou agredir vem desde a amígdala, uma área do cérebro que praticamente não evoluiu e que envia o “impulso” ao córtex pré-frontal, onde a informação é processada e aí decidimos se vamos agir ou não.


5. Por que falamos sozinhos?
Mais de uma vez você já se pegou falando sozinho, sobretudo à hora de tomar uma decisão. Não é que você tenha perdido a sensatez mas uma forma do cérebro de tomar decisões mais claras. Durante esses “conflitos mentais” uma parte de nosso cérebro age como seu “eu atual” e outra como sua pessoa “futura”; assim, são gerados dois argumentos na hora de optar por algo.

0 comentários:

Postar um comentário