Illuminati (plural de illuminatus, "aquele que é iluminado") é a denominação de diversos grupos, históricos, modernos, reais ou fictícios. Mas comumente o termo "Illuminati" tem sido empregado Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta fundada em 1º de maio de 1776 no Reino da Bavária (atual Alemanha). Nos tempos modernos, é usado para se referir a uma suposta organização conspiratória que controlaria os assuntos dos vários Estados secretamente, normalmente como versão moderna ou como continuação dos referidos Illuminati bávaros, como sinônimo e cérebro por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial.
Coruja de Minerva - símbolo da sociedade |
Só que o Príncipe Karl Theodor em 1785 baniu o grupo e exilou seus líderes, acabando com os Illuminati. Com seu fim surgiu a tese de que eles apenas fingiram sair de cena, na verdade se infiltrando em todos os governos e em outras sociedades (como a Maçonaria, Skull and Bones e o Clube de Bildeberg) para manter seus segredos a salvo e formar um Estado único, a Nova Ordem Mundial. Mas não passa de teoria da conspiração - ao menos, é o que eles querem que você acredite.
Entre os Illuminatis havia também muitos maçons e o seu sistema hierárquico era bastante similar aos graus adotados pela Maçonaria. A caça às sociedades secretas fez com que o grupo – que tinha cerca de 2 mil pessoas – se fragmentasse e brigas internas levaram ao fim dos Illuminati em 1788. Entretanto, o ideal permaneceria registrado na história.
A existência dos Illuminati talvez seja um dos mistérios mais populares da atualidade. Eles de fato existem? Não é possível afirmar. Entretanto, duvidar da existência deles é exatamente o que eles esperam, podendo com isso se aproveitar da nossa fraqueza.
O ideal Illuminati teria sobrevivido aos últimos séculos e chegado intacto aos nossos dias atuais ou o que existe hoje é apenas uma ilusão criada por alguns conspiradores? A escolha de acreditar ou não na existência deles é sua.
0 comentários:
Postar um comentário