Por que morder papel-alumínio dá choque nos dentes?

Quem já mordeu um pedacinho sequer de papel-alumínio sabe a agonia que isso gera. Mas qual a causa de tanto desconforto? Segundo o pessoal do How Stuff Words, isso se deve ao fato de que morder um pedacinho de folha de alumínio é uma forma de armar uma bateria na nossa própria boca, já que a corrente elétrica gerada acaba por estimular as terminações nervosas presentes nas raízes dos nossos dentes. E todo mundo sabe o que isso significa.

Quando provocamos contato entre metais diferentes – no caso, o alumínio com o mercúrio das restaurações ou ouro em coroas – em um ambiente cheio de saliva e sais, o resultado é eletrizante.

Esses metais têm uma diferença de potência eletroquímica, o que faz com que elétrons saiam do alumínio em direção ao dente. Na sequência, essa espécie de corrente elétrica é conduzida até a raiz do dente e, chegando lá, cria impulsos nervosos que, quando chegam ao cérebro, nos fazem interpretar tudo isso como dor.

E aí o que nos resta é apenas torcer para que a sensação horrível passe, e dar uma inspecionada antes de morder o bombom, para conferir se não há nenhum maldito pedaço de alumínio nele.