Apesar de ser aparentemente fofo e inofensivo, o pássaro da imagem acima não é nada disso. Como se tivesse saído de A Volta dos Mortos-vivos, o chapim-real possui um lado um tanto quanto macabro e perigoso, sendo considerado um verdadeiro zumbi devorador de cérebros.
Comum nas florestas asiáticas e do norte africano, a dieta do chapim-real consiste, principalmente, em frutos, folhas, sementes e pequenos insetos. Cerca de 90% da sua dieta consiste de material vegetal. Eles são tão poderosos e formidáveis para o seu tamanho, que eles podem usar seus bicos para perfurar duras cascas de avelãs e nozes.
No entanto, quando ele decide dar uma variada no cardápio, o pássaro costuma ir atrás de outras aves (e até mesmo morcegos) e esmagar suas cabeças com bicadas, para que possa se alimentar de seus cérebros e olhos.
Houve casos em que pardais foram encontrados mortos com crânios esmagados, em seus próprios ninhos. Em 1958, o pássaro foi visto voando para longe com um pássaro conhecido no Brasil como ‘estrelinha-de-poupa’, morto, com bicadas na parte de trás da cabeça. Seus olhos foram arrancados e seu crânio mutilado. Em uma imagem divulgada na internet, são mostradas aves que são supostas vítimas do pássaro zumbi, com seus crânios esmagados.
Apesar de não haver nenhum registro de ataque do chapim-real a humanos ou outros animais maiores, nós recomendamos a você, caro leitor, que se mantenha longe desse pássaro, por mais inofensivo que ele pareça.
Porque vai que...