25 Espécies incríveis de cogumelos

Existem cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos em nosso planeta. Destes, apenas uma parcela desenvolve as belas estruturas que conhecemos como cogumelos. A maioria dos cogumelos, como os conhecemos, é na verdade apenas a estrutura reprodutiva do fungo a que pertencem. A mágica acontece mesmo no subsolo, onde o fungo se expande a grandes distâncias, sendo que alguns nem chegam a brotar e formar essa estrutura que estamos acostumados a ver. Mas os que possuem tais estruturas, podem desenvolvê-las nos mais variados formatos e cores, que escondem diferentes habilidades – uns brilham no escuro, outros causam alucinações. Selecionamos 25 espécies bizarras e charmosas que você não pode deixar de conhecer. Confira:


1. Amanita muscaria: O cogumelo vermelho do Mario, que o faz crescer, se chama Amanita Muscaria, que é alucinógeno, e seu efeito é que faz com que a pessoa tenha a impressão de que tudo ao seu redor está diminuindo ou que ela está crescendo. Come e cresce, Mario!


2. Laccaria amethystina: Apesar da cor extravagante e chamativa, esse pequeno cogumelo é comestível. Porém, por acumular poluentes do solo, talvez essa não seja uma boa ideia. Também conhecido como “Ametista Enganador”, ele cresce nas florestas de quase todo o mundo.


3. Calvatia gigantea: Há registro de um espécime de Calvatia gigantea com mais de 20 quilos e 1,5 metro de diâmetro. Desde que esteja jovem (com o interior ainda branco), a espécie é comestível.


4. Clathrus ruber: O Clathrus ruber se desenvolve no formato de uma esfera esburacada e adquire uma coloração que vai de rosa pálido a um forte tom avermelhado. São similares ao Clathrus crispus.


5. Clavaria zollingeri: O Clavaria zollingeri é um cogumelo violeta e de ramificações que lembram um coral. Este curioso fungo chega a 10 centímetros de altura.


 6. Coprinus comatus: O Coprinus comatus cresce originalmente em prados/bosques e pinhais. O Coprinus normaliza o nível de açúcar no sangue, é anti-inflamatório e evita as repercussões das doenças cardiovasculares.


 7. Crucibulum laeve: Os cogumelos da família Nidulariaceae são chamados popularmente de ninho-de-passarinho. O que aparenta ser um amontoado de ovos é, na verdade, um conjunto de esporos, adaptados para se dispersar com a chuva. Na foto, um Crucibulum laeve.


 8. Cyathus striatus: O cogumelo Cyathus striatus é muito pequeno e pode não chamar atenção à primeira vista. Pertencente à ordem Nidulariales, esse fungo lembra pequenos ninhos com ovos.


 9. Entoloma hochstetteri: Se uma espécie de fungo tivesse inspirado o artista belga Peyo a criar os Smurfs, sem dúvida seria o Entoloma hochstetteri. Este fungo azul é típico da Nova Zelândia.


 10. Favolaschia calocera: Comumente chamado de "orange pore fungus" (fungo de poro laranja), é uma espécie da família Mycenaceae. Foi observado pela primeira vez em Madagascar.


 11. Geastrum minimum: Geastrum minimum, apelidado de "tiny earthstar", é um cogumelo não comestível do gênero Geastrum, encontrado na Eurásia e América do Norte.


 12. Hericium erinaceus: O simpático Hericium erinaceus cresce como uma barba grisalha em troncos do hemisfério Norte e é comestível. A variedade funciona ainda como antioxidante.


 13. Hydnellum peckii: A substância vermelha que o fungo Hydnellum peckii libera de seus poros já lhe rendeu algumas associações populares com geleias e Satã. Contém propriedades anticoagulantes.


 14. Lactarius indigo: O Lactarius indigo é comestível e parece sangrar, só que em tom azul – e apenas ao ser cortado. As demais espécies do gênero Lactarius expelem uma substância similar, mas a sua coloração varia para tons alaranjados e amarelos.


 15. Leratiomyces mushroom: Essa espécie incrível de cogumelo foi recentemente descoberta na reserva Booyong, na Austrália.


 16. Marasmius haematocephalus: A espécie Marasmius haematocephalus é também conhecida como "cogumelo guarda-chuva" devido, obviamente, ao seu formato que se assemelha com um guarda-chuva.


 17. Mycena Chlorophos: Conhecido como Cogumelo Lunar (Mycena sp.), este cogumelo é conhecido principalmente pelo brilho fraco que emite e que é visível durante a noite. Pode ser encontrado em florestas tropicais.


 18. Oudemansiella mucida: Oudemansiella mucida, conhecido como "Porcelain Fungus", é um fungo basidiomiceto da família Physalacriaceae e nativo da Europa.


 19. Panus fasciatus: Se você resolvesse se tornar um explorador em busca de cogumelos, Panus Fasciatus seria uma das espécies mais fáceis de identificar por possuir muitos pelos.


 20. Phallus indusiatus: A espécie Phallus indusiatus chega a 25 centímetros de comprimento. Sua estrutura mais característica, que lembra uma rede, surge do topo e cresce ao redor do cogumelo já erguido no chão.


 21. Puffball: Lembrando uma pequena chaminé, esses cogumelos basidiomicetes liberam uma nuvem de esporos quando os corpos de frutificação ficam maduros.


 22. Rhodotus palmatus: Encontrar um Rhodotus palmatus com um emaranhado de veias rosadas em seu píleo não é tarefa simples. Nem todos os fungos da espécie desenvolvem tal característica, alguns têm o topo gelatinoso e liso e intrigam micologistas.


 23. Sarcoscypha austriaca: A Sarcoscypha austriaca foi descrita pela primeira vez no final do século 19 e desde então vem sendo confundida com a Sarcoscypha coccínea, espécie que leva o mesmo nome popular e só é distinguível sob um microscópio.


24. Schizophyllum commune: Um dos cogumelos mais estudados, o Schizophyllum commune apresenta bons resultados medicinais.


 25. Scutellinia scutellata: Os pequenos cílios que cercam esse fungo são uma das principais características que o diferem de outros cogumelos. São comuns na América do Norte e na Europa.