Conheça Mimas: a "Estrela da Morte" de Saturno


Mimas é uma das grandes luas de Saturno. Possui 397 quilômetros de diâmetro e um período orbital de 0,94 dias. É o menor corpo do Sistema Solar a ter um formato praticamente esférico. Mimas foi descoberto há mais de 220 anos, pelo astrônomo inglês Sir William Herschel no dia 17 de setembro de 1789, sendo o sétimo satélite saturniano conhecido na época.

Na época, os nomes dos corpos foram embasados na sua distância do planeta. Como Mimas é a mais próxima das grandes luas de Saturno, foi chamada de Saturno I. Porém, em 1847, John Herschel sugeriu que os satélites ao redor de Saturno fossem nomeados como Titãs, os irmãos mitológicos do Titã Cronos (Saturno, para os romanos). Na mitologia grega, Mimas foi morto durante a guerra entre os Titãs e os Olímpicos.

Mimas tem uma das superfícies mais repletas de crateras em todo o Sistema Solar. A sobreposição de depressões cobrem a superfície, com algumas chegando ao tamanho de 40 quilômetros de diâmetro, sendo que a mais notável é a gigantesca Cratera Herschel, com 140 km de diâmetro, e cobrindo cerca de um terço da lua. E é por causa dela que os cientistas chamam essa lua de Estrela de Morte, em referência aos filmes de Star Wars.

Outra semelhança curiosa, que os astrônomos relacionam mais como uma brincadeira, é sobre o mapa térmico que revela uma figura em forma de Pac-Man, aparentemente preparado para devorar a enorme cratera. Em dados científicos, o mapa mostra que as temperaturas em torno da cratera são mais frias do que as regiões mais distantes da lua, com um ponto quente aparecendo na própria cratera.

A densidade da Lua é de apenas 1,17 vez maior do que a água líquida, o que leva os cientistas a concluírem que ela é composta principalmente de gelo de água, com apenas uma pequena amostra de rocha. Mas em temperaturas de menos 209 graus Celsius, a superfície congelada se comporta como rocha.

0 comentários:

Postar um comentário