The Breakfast Club

Postagem sugerida por: Bruno Francesco

The Breakfast Club (Clube dos Cinco) é um filme estadunidense produzido em 1985, redigido e dirigido por John Hughes. The Breakfast Club é considerado um dos maiores filmes do ensino médio de todos os tempos, e uma das obras mais memoráveis ​​e reconhecível de Hughes. 

O filme aborda um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos nesta, um sábado inteiro;
Claire Standish - Matou aula pra ir ao shopping.
Brian Johnson - Um sinalizador explodiu no armário dele.
Josh Bender  - Vandalismo
Andrew Clark - Praticou bullying contra um colega.
Allison Reynolds - Não tinha nada melhor pra fazer.

Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor. Uma ideia simples e ao mesmo tempo brilhante. A prova de que uma boa história, para ser contada, não precisa de milhões de efeitos especiais ou cenários caríssimos.

A pedido dos colegas, Brian escreve o texto pedido pelo Sr. Vernon, mas em vez de escrever sobre o tema real (o que cada um pensava sobre si mesmo), ele escreve uma carta muito motivadora que é, em essência, o ponto principal da história. Ele assina o ensaio como "The Breakfast Club" e deixa na mesa para que o Sr. Vernon lesse quando eles saíssem da detenção.


O filme pode ser entendido como uma crítica aos rótulos que criamos para as pessoas, e o modo como podemos achar impensável a socialização de cada grupo com o outro. Somos escravos de tais rótulos e grupos, nos impedimos de andar com certas pessoas e de agir como gostaríamos apenas porque tais indivíduos e atitudes não são pertencentes ao determinado grupo que nos impomos. Assim como deixamos de ver as pessoas como elas realmente são, apenas porque as julgamos antecipadamente com determinados ideais impostos a nós (e, muitas vezes, POR nós).

The Breakfast Club é divertido, é triste, e nos faz pensar sobre questões que costumamos ignorar e/ou aceitar como verdades absolutas e inquestionáveis. Quando foi que deixamos de ver o quão complexos e maravilhosos somos realmente, e passamos a ser apenas aquilo que a sociedade nos impôs? Ou será que somos realmente aquilo que os outros pensam de nós?


Curiosidades sobre o filme
  • O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes: 4 a 5 de julho de 1982.
  • A mãe e a irmã mais moça de Anthony Michael Hall (Brian Johnson) na vida real fizeram os papéis de mãe e irmã do personagem do ator.
  • No final do filme, Brian Johnson é buscado na escola pelo seu pai, interpretado por John Hughes, o diretor do filme.
  • A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores que falasse o que quisessem.
  • Uma paródia do filme foi feita na série Victorious: foi criado um episódio onde Tori e seus amigos ficavam na detenção da escola num sábado, e aprontavam loucas aventuras. O episódio foi exibido nos EUA no dia 28 de janeiro de 2012 e alcançou 3,9 milhões de telespectadores.
  • O filme tem um 90% de aprovação do site Rotten Tomatoes, com base em 42 comentários, com uma pontuação média de 7.5/10. O consenso crítico é que The Breakfast Club possui um olhar quente, perspicaz, e muito engraçado sobre a vida interna dos adolescentes. A revisão do site Metacritic deu ao filme uma média de 62% com base em 11 opiniões dos críticos.
  • Em 2008, o filme foi escolhido pela revista Empire como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos. Do mesmo modo, o The New York Times o colocou como o seu melhor filme na lista 1000 Movies Ever. O filme também é número 1 no ranking da revista Entertainment Weekly sobre os 50 melhores filmes High School.


Caro Sr. Vernon,

Aceitamos ficar um sábado inteiro na detenção pelo o que nós fizemos de errado, mas achamos uma besteira o senhor mandar a gente escrever um texto sobre nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar. Em termos mais simples e com as definições mais convenientes.

Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta?

Atenciosamente, Clube dos Cinco.

0 comentários:

Postar um comentário