10 Monstros dos Games

Para que possuir meros vilões se os heróis podem enfrentar seres que transcendem a mortalidade? Seres naturalmente mais poderosos. Alguns são os mascotes dos vilões. Outros são bestas indomáveis. E também há aqueles que também são os próprios vilões de suas histórias. Aqui estão os 10 monstros mais icônicos dos games:

10. Colossos
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Shadow of the Colossus é um jogo controverso. Muitos fãs simplesmente amam sua jogabilidade e seu clima épico. Outros questionam a ausência de inimigos menores e o propósito da jornada. Independente disso, os Colossos deixaram a sua marca na história..


Colossos são monstros gigantescos, capazes de matar o protagonista com pouco bofetões. Na teoria, o método para derrotar um deles é escalar seu imenso corpo e encontrar e atacar seu ponto fraco. Na prática, cada Colosso tem uma anatomia e um comportamento próprio, dificultando bastante o trabalho. O 10º lugar se deve à aparente falta de inteligência das criaturas e pelo fato desses seres aparecerem num único jogo, que já está se perdendo na memória dos jogadores ao passar dos anos.


9. Witch
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Left 4 Dead não é um dos melhores jogos do mundo, mas é muito divertido. Como não se divertir num FPS com zumbis? E não é um FPS comum com um modificador com zumbis, o jogo foi todo projetado para a temática. Mesmo assim, é difícil inovar num mundo onde praticamente todas as ideias pra zumbis já foram exploradas. Até você conhecer a Witch.


Um dos diferenciais do jogo são os tipos de zumbis mais perigosos, com habilidades diferenciadas dos demais. Sempre que um deles aparece, um personagem grita o codinome da criatura aos outros, em alerta. Quando uma Witch é localizada, eles apenas sussurram, para não perturbá-la. Ela é um zumbi que fica encolhida num canto, choramingando. E é melhor deixá-la lá. Porque, caso seja incomodada, ela se joga em cima de um dos personagens e rasga sua pele até matá-lo – lembrando que atirar nela corre o risco de acertar o amigo no chão, e que ela demora pra morrer. A Witch é um monstro original, que quebra o ritmo do jogo e acrescenta diversidade numa temática clichê.


8. Goro
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Mortal Kombat é um dos maiores jogos de luta da história. Graças a ele, criaram a censura por idade nos games. Os Fatalities foram imitados por vários outros jogos. Personagens como Sub-Zero e Scorpion são extremamente populares mundo afora. O jogo rivalizava com Street Fighter na década de 90 e, apesar de um longo período em decadência, sua edição de 2011 foi um enorme sucesso e o novo jogo já está em produção, com diversos trailers sangrentos pelo Youtube.

E não dá pra falar de Mortal Kombat sem falar do Goro. Ele é um ícone de dificuldade nos games, o verdadeiro desafio do primeiro MK. Ao longo do jogo, você enfrenta diversos inimigos, cada um com poderes diferentes, então você precisa derrotá-los em duplas, para então encarar um brutamonte de quatro braços. Se você passar por ele – frisa no “se” -, zerar o jogo é moleza, pois o chefe final é ridiculamente fácil. O Goro era o desafio, o primeiro grande monstro dos jogos de luta.


7. Chaos
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Sonic Adventure é um dos poucos sucessos do Dreamcast. O videogame era bom, mas seu lançamento precoce o deixou para trás em quesitos de qualidade e seus concorrentes dispararam nas vendas. Ainda assim, Shenmue, Phantasy Star Online e Crazy Taxi foram jogos inquestionavelmente muito divertidos. E o Sonic, é claro.

Chaos é um monstro ancião, que um dia protegeu as Esmeraldas do Caos. O saudoso vilão, dr. Eggman, libera a criatura para encontrar as Esmeraldas, mas o tiro sai pela culatra quando o monstro se torna poderoso demais, absorve a energia das Esmeraldas e começa a destruir tudo em seu caminho. Chaos é um monstro simplesmente poderoso demais, e nem o homem mais inteligente do mundo (dentro dos jogos do Sonic) consegue contê-lo. Resta ao ouriço deter um inimigo quase tão poderoso quanto um deus com as próprias mãos.


6. Mewtow
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O jogo do Pokémon é uma obra de arte. A jogabilidade diverte, o enredo é fértil e os monstros são carismáticos. Mas e esse tal de Mewtwo, que é apenas citado em algumas partes obscuras do jogo? Quem teve um Game Boy na década de 90 deve imaginar que o 150º pokémon está na Unknown Dungeon, como o desafio final do jogo, depois de você já ter derrotado seu rival, se tornado o Mestre Pokémon e escrito o seu nome no Hall da Fama.

Mas na época em que o jogo foi lançado, era muito difícil descobrir isso, simplesmente porque o jogo dava pistas mínimas sobre o Mewtwo. Além disso, ele é o pokémon de nível mais alto que você enfrenta no jogo, sendo também uma das criaturas mais apelonas da série. E mesmo com toda essa dificuldade para encontrar e derrotar o 150º pokémon, a sua história é o seu ponto mais marcante: ele é uma tentativa de clonagem de Mew, o pokémon com o DNA de todos os outros pokémons. Porém, ele se tornou inteligente e forte demais, não aceitando ser uma cobaia, destruindo o laboratório onde foi criado e fugindo. Até você encontrá-lo e mostrar quem é que manda.


5. Pyramid Head
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Os primeiros jogos da série Silent Hill estão entre os mais apavorantes de todos os games. O jogo não dá muitos sustos, ele vai além. Dá agonia, incômodo, aflição. Você sente na pele a solidão e o medo do protagonista enquanto anda pelas ruas cheias de névoa de uma cidade habitada por monstros. Monstros que saem da sua cabeça.

Os monstros de Silent Hill são, na verdade, projeções dos vícios e das depravações mais íntimas dos protagonistas, sempre simbolizando o tormento pessoal de cada um. E Pyramid Head é o monstro mais poderoso já encontrado naquela cidade. Ele é a manifestação de um carrasco, apenas aparecendo para aqueles que já assassinaram alguém. Por estar ligado ao sentimento de culpa pela responsabilidade da morte de uma pessoa, ele costuma ser implacável e invencível. Pyramid Head só pode ser derrotado quando o assassino superou seu sentimento de culpa. Enquanto isso, ele será um perseguidor letal e impiedoso – e eu já citei invencível?

4. Asa da Morte
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Azeroth, o mundo de Warcraft, já enfrentou diversas ameaças nas mãos de demônios, mortos-vivos, guerras inacabáveis e um monte de outros problemas. Contudo, o que é mais intimidador e louvável do que um dragão? Pois é, Azeroth já enfrentou diversas ameaças, mas Asa da Morte simbolizou mais do que isso.

Dragões sempre são as piores das criaturas. Imensamente poderosos e astutos, poucos seres no universo sequer chegam perto de alcançar o poder de um deles. Imagine então o tamanho do problema quando um dos dragões mais poderosos do mundo resolve por um fim a toda existência. O resultado é: inimigos ancestrais abandonam as diferenças para impedir o fim do mundo e a ação conjunta dos maiores heróis de todas as raças e dos próprios dragões para impedir o Cataclisma. E mesmo com todos os sacrifícios feitos para impedir Asa da Morte, o mundo foi parcialmente devastado e as consequências foram dolorosas para cada habitante de Azeroth.


3. Omega Weapon
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Final Fantasy definiu os jogos de RPG virtuais. Todos os seus títulos principais são best sellings até hoje e a série foi o RPG mais famoso do mundo por longos anos. E um dos motivos para tamanho sucesso e importância foi o enredo por trás de cada mundo criado a cada título. Cada cidade possui uma história e uma ambientação. Cada personagem é profundamente detalhado em personalidade e jogabilidade. E cada monstro tem o seu charme.

E existe os monstros mais poderosos dos games. Um monstro mega-poderoso recorrente é o Omega Weapon, a encarnação do poder puro e bruto. A história deste monstro varia entre cada edição em que ele aparece, mas uma coisa é certa: se ele não for o ser mais poderoso do universo, é um dos mais poderosos. Ele é um adversário quase impossível de se derrotar, ele simboliza o poder encarnado e em sua primeira aparição – Final Fantasy VIII -, o jogador ganha um item ao derrotá-lo, que não tem nenhuma utilidade além de certificar de que o bravo herói havia derrotado o monstro mais poderoso de todos – um “achievement”, antes de achievements existirem da forma como conhecemos.


2. Nemesis
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Ninguém permanece de calças limpas depois de jogar um Resident Evil clássico. Aquilo sim era um survival horror, onde cada zumbi custava várias preciosas balas, muitas vezes mais do que você tinha sobrando. Eles não precisavam correr ou usar armas pra te assustar. Na verdade, um monstro rastejante que não cai depois de quatro, cinco, seis tiros enquanto caminha em sua direção gemendo dá muito mais medo do que um zumbi maratonista.

Então, quando nada podia piorar, surgiu o Nemesis. Um zumbi enorme, forte feito um touro, armado até os dentes e destinado a caçar membros da S.T.A.R.S., uma equipe da qual você faz parte. Não se tem o que fazer com Nemesis, além de correr pela sua vida. O bicho aparece de surpresa – geralmente explodindo uma parede – e te obriga a fugir desesperadamente, fazendo muitos jogadores arremessarem o controle longe de susto. Se você quer experimentar medo legítimo, jogue Resident Evil 3 e me diga se você não teve um pesadelo com o Nemesis depois.


1. Overmind

Starcraft é um dos melhores jogos de ficção científica e de estratégia militar do mundo. O universo apresentado é cativante na mesma proporção que a jogabilidade de cada espécie em guerra é divertida e diversificada. Entre as opções apresentadas, temos os terrans, os humanos da galáxia, os protoss, aliens mais evoluídos tecnológica e espiritualmente do que nós, e os zergs, bestas irracionais e ferozes.

E se eu te dissesse que o ser mais poderoso desse universo é um zerg? Não seria muito surpreendente, pois se trata de uma raça monstruosa. E se eu te dissesse que, além de ser o mais poderoso, o tal zerg também é o mais inteligente? Eu explico e você vai entender porque Overmind está no topo da lista.

Resumidamente, ele é um ser com milênios de anos de existência, tempo que ele gastou absorvendo o conhecimento dos povos que consumia. Acontece que o seu intelecto chegou a um ponto em que ele começou a conseguir impor a sua força de vontade aos demais membros da sua espécie. Aos poucos, ele começou a controlar cada vez mais as ações dos zergs, até que toda a raça passou a ser praticamente desmembramentos do próprio Overmind. Some a tamanho intelecto e poder de influência a capacidade de se telestransportar entre planetas, previsão do futuro e imunidade a quase todas as energias do universo.


Em suma, uma divindade monstruosa ameaçando o universo.


Fonte: Ei Nerd

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