8 Profissões do Futuro

Com o tempo as coisas vão mudando, o mundo, a cultura e a tecnologia evoluem, juntamente da sociedade e do mercado de trabalho. E com as mudanças do mercado de trabalho, algumas profissões que algum dia estiveram em alta acabam se tornando obsoletas e até dispensáveis, enquanto vão surgindo ou ganhando maior destaque, aquelas que antes não possuíam tão grande prestígio.

Confira a seguir, uma lista com as prováveis profissões que estarão em alta futuramente:

1. Paisagista Urbano e Agricultor
Com os designs “verdes” e cada vez mais voltados para a implementação espaço vegetal nas construções – seja através de parques ou jardins verticais – e o desejo crescente da população por alimentos com menos conservantes e agrotóxicos, agricultores e profissionais da jardinagem urbana podem ficar encarregados de projetos que transformarão profundamente os cenários urbanos do futuro.


2. Impressor e designer de alimentos 3D
Por enquanto nova, mas promissora, a tecnologia de impressão comestível requer estudo sobre os materiais e sabores, e irá mudar bastante a forma que comemos. Será possível, por exemplo, comprar itens pré-desenhados com essências e imprimí-los em casa, substituindo o microondas atual e permitindo que você requente numa terça à noite um belo pedaço de picanha de churrasco ou uma abóbora recheada de camarões.

3. Arquiteto de realidade aumentada
Seja como projetista de jogos ou designer de interiores, combinações de vídeo, áudio e outras mídias – num conjunto que gera o conceito chamado de “realidade aumentada” – o profissional da área será capaz de criar realidades imersivas únicas e envolventes, que poderão também ser utilizadas no “lado negro da força”: a publicidade!

4. Restaurador ambiental
Também chamado de “rewilder”, são pessoas que trabalham em projetos como o “Rewilding Europe”, que têm como objetivo levar animais de volta às suas origens geográficas, no intuito de restaurar o equilíbrio animal e ambiental como um todo.

5. Piloto de drone
De acordo com a Agência Americana de Aviação Federal, em 2018 já haverá em torno de 30 mil drones no mundo, e empresas como Amazon e a Domino’s já usam essa tecnologia para servir clientes e organizar o estoque, o que, nos próximos anos, com certeza será ainda melhor desenvolvido.

6. Nostalgista
Designers de interiores e arquitetos se especializarão em recriar memórias para clientes idosos e com gosto vintage, usando tanto estudos de design quanto psicologia e terapia.

7. Designer de material reciclável
Tendência em casas biosustentáveis e nos países de primeiro mundo, cada vez mais surgem alternativas ecologicamente corretas ao plástico e ao alumínio, entre outros itens que poluem o meio ambiente e podem ser reciclados. No futuro, tanto as tecnologias e quanto a quantidade de materiais que possibilitam reciclagem serão ampliados, potencialmente diminuindo o impacto da sociedade humana sobre os meios em que vive.

8. Telecirurgião
Com a robótica cada vez mais especializada e minuciosa e uma internet potente, fazer trabalhos de precisão, como tatuagens e cirurgias, poderá ser realizado à distância, eliminando fronteiras e mudando de forma profunda o mercado de trabalho desses profissionais.

0 comentários:

Postar um comentário