Por que bater o dedo do pé é tão doloroso?


Nossos dedos dos pés e das mãos são responsáveis desde cedo por explorar o mundo através do tato. Para exercer uma função tão importante, eles são repletos de terminações nervosas que os deixam mais suscetíveis às diversas sensações, inclusive dor.

E você já reparou como os ossos dessas partes não têm tanta proteção de músculo, gordura e pele quanto o resto do seu corpo? Por conta disso, as terminações nervosas não têm muita proteção para amortecer impactos e ficam mais vulneráveis quando você acerta em cheio algum objeto rígido.

Além disso, mesmo que você esteja se movendo calmamente, o seu pé é uma das partes do seu corpo que vai estar com uma velocidade maior. Então, levando em conta também a velocidade relativa, ele vai doer muito mais do que se você batesse o quadril, joelho ou coxa.

E por fim temos a questão da evolução. A sensibilidade dos membros inferiores ajudava a perceber ou evitar cortes e, por consequência, infecções. Isso era especialmente útil há algumas centenas de anos, antes da invenção de sapatos e antibióticos.

0 comentários:

Postar um comentário