5 Expressões em latim para você bancar o sabe-tudo

1. Carpe Diem/Noctem


Sendo que carpe diem é "aproveite o dia", carpe noctem é aproveite a noite. A sentença era usada para incentivar as pessoas a extraírem o melhor do seu tempo durante o dia e, inclusive, fazer algo bom à noite, depois de um dia produtivo.

2. Corvus oculum corvi non eruit


A  expressão pode ser traduzida como "um corvo não arranca o olho de outro corvo" e se refere ao comportamento solidário entre pessoas de grupos similares, ainda que seja apenas fingimento. Um bom exemplo seriam os políticos que sorriem perto de outros políticos apesar de ambos se odiarem.

3. Ex nihilo nihil fit,


Significa algo como "do nada, nada se faz". Você pode usá-la para dizer a alguém que bons resultados não surgem do nada, é necessário se esforçar e trabalhar duro para atingir o que se almeja.

4. Felix culpa


Essa expressão tem cunho religioso e era usada quando o sermão era a respeito de Adão e Eva. O significado é “culpa feliz” e representava um desastre que acabava de maneira surpreendente e com benefícios.

5. Cartigat ridendo mores
Significa algo como "a moral se corrige sorrindo", o lema pegou depois que foi usado pelo poeta Jean de Santeul, que queria mostrar quão útil era a escrita satírica para a mudança social. Ele acreditava que o melhor jeito de mudar as regras seria apontando o quanto elas eram absurdas.




Fonte: Mega Curioso

1 comentários:

  1. A quinta frase acima, "Cartigat ridendo mores" está invertida e errada em sua tradução e sua real interpretação, pois a frase correta é "Ridendo, castigat mores" tradução "Rindo, castiga os costumes". Frase empregada pelo fancês Jean Santeuil para o seu teatro de comédia.
    Fonte: Livro Origem da Língua Portuguesa, 2ª edição, Empresa Editorial Irradiaçao Ltda, São Paulo, de 1966 por Alpheu Tersariol.

    ResponderExcluir