5 Fatos sobre vampiros!

Assim como os zumbis (que já foram comentados em outra matéria que você pode conferir clicando aqui), os vampiros também fazem parte do imaginário popular, descritos como criaturas que se alimentam principalmente de sangue humano, com representação cadavérica, mortos-vivos.

No passado, os mitos sobre a existência destes seres eram levados a sério e as pessoas faziam tudo o que podiam para destruir os supostos vampiros, incluindo o assassinato de quem pudesse ser uma dessas horrendas criaturas. No entanto, o tempo passou e esses seres acabaram se tornando meros personagens de histórias e contos.

Segue abaixo uma lista com cinco curiosidade a cerca dessas sanguinárias criaturas

1. Desde a Idade Antiga


Essas lendas são tão remotas quanto a existência humana, mas os primeiros registros que se possui de mitos sobre os vampiros são de civilizações da Idade Antiga, como a mesopotâmica, grega, hebraica, entre outras. Os contos vampirescos foram uma das primeiras manifestações culturais a cerca de algo desconhecido: as doenças.

2. O Verdadeiro Drácula


O famoso Conde Drácula, criado por Bram Stoker, foi inspirado em uma pessoa real: Vlad III, Príncipe da Valáquia (província ao sul da atual Romênia), também conhecido como Vlad, o Empalador, que teria recebido de seu pai o apelido de Dracul, "dragão" em latim, por fazer parte de uma organização militar cristã, conhecida como Ordem do Dragão. Dracul, em romeno, pode ser traduzido como "diabo".

Vlad, o Empalador teria sido responsável pela morte de mais de 100 mil pessoas, que teriam sido empaladas (claro) ou queimadas vivas. Ele também costumava convidar alguns desavisados para um banquete e empalar todo mundo e saborear pedaços de pão molhados no sangue de suas vítimas.

3. No Mundo Inteiro


Os mitos estiveram presentes por todo o mundo, com diferentes nomes. São encontrados na mitologia egípcia, mesopotâmica, do Oriente Médio, etc. Povos como os astecas, sumérios, babilônicos e africanos também acreditavam nos sugadores de sangue. Os chineses chamavam os vampiros de kiang shi, os maias de camazotz, os árabes de alghul e os japoneses de kappa. Em todo o mundo, eles tem mais de 650 nomes diferentes.

4. A Versão Feminina do Drácula


A nobre húngara Elizabeth Bathóry, conhecida como Condessa Sangrenta, foi responsável pela tortura e assassinato de 650 pessoas, geralmente moças jovens que ela contratava como criadas.

Durante anos, a Condessa Sangrenta torturou, mutilou, matou e até deixou algumas dessas jovens morrerem congeladas no frio do inverno. Isso porque Elizabeth acreditava que o sangue dos mais jovens a ajudaria a permanecer jovem para sempre e, por causa disso, ela não só bebia como também se banhava com o sangue dessas pessoas.

5. Populares


As histórias de popularizaram e originaram diversas obras famosas. Podemos citar como exemplos The Vampire Diaries, Drácula, True Blood, Twilight, Blade – O Caçador de Vampiros, Os Meninos Perdidos, A Hora do Vampiro e Buffy, a Caça-Vampiros.

O vampiro acabou se transformando no personagem mais popular em livros, filmes, seriados e jogos. Sedutor, infantil, selvagem, cruel e até mesmo brilhante à luz do sol.