Quem tem coração se simpatiza com as corujas. Elas são simplesmente incríveis, por trás de vários rituais místicos antigos, são seres que sempre atraíram a atenção dos seres humanos, de hábitos noturnos, carnívoras e associadas à sabedoria e à filosofia, as corujas se tornaram inclusive o símbolo do curso de Letras.
A visão desses animais é simplesmente incrível, isso porque os seus grandes olhos redondos, permitem que elas enxerguem em forma de tubo, facilitando assim a focalização da presa e aumentando a sua percepção de distância e profundidade.
É claro que isso torna elas vulneráveis a predadores, mas como elas realmente são animais perfeitos, elas conseguem virar o pescoço até 270°. Isso se deve ao fato delas possuírem 14 vértebras, ao invés das habituais sete encontradas em aves “normais”. Estas vértebras adicionais fornecem uma amplitude de movimento fantástica. Outros animais sofrem lesões traumáticas e interrupção do fluxo sanguíneo ao girar excessivamente o pescoço. Porém, cientistas descobriram que as corujas possuem um sistema circulatório especial que alimenta o cérebro e os olhos quando o movimento da cabeça corta a circulação. Além disso, seus vasos sanguíneos possuem uma espessura maior em locais específicos para que não se rompam durante movimentos bruscos.
além de tudo, corujas são ninjas |
Que as corujas são caçadores eficazes, todos sabem. Em grande parte, isso se deve ao fato delas ouvirem muito bem e serem extremamente silenciosas. As penas de suas asas possuem estruturas que atuam como silenciadores, impedindo que elas sejam detectadas. Além disso várias espécies destas aves possuem ouvidos assimétricos, ou seja, localizados em alturas diferentes na cabeça. Isso permite que elas identifiquem a localização dos sons, se orientando rapidamente.
Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. É um animal que não transmite doenças aos humanos.
Você ainda não está convencido? Então veja algumas das melhores fotos já registradas desses animais:
0 comentários:
Postar um comentário